,

PLANTAS PANCs

Plantas PANCs

Você sabia que a Vitória-régia produz um fruto alimentício? Ela esta inclusa no grupo de plantas classificadas como PANC. Plantas Alimentícias Não Convencionais são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala. Sua principal característica é a rusticidade. Essas plantas possuem uma ou mais partes ou porções que podem ser consumidas na alimentação humana, sendo elas, exóticas, nativas, silvestres, espontâneas ou cultivadas.

Essas plantas são conhecidas internacionalmente como: : Espécies Negligenciadas e Subutilizadas (Neglected and Underutilized Species – NUS) e Planta Selvagem Comestível (Edible Wild Plants – EWP).  E o termo O termo PANC foi criado no Brasil pelo professor e biólogo Valdely Ferreira Kinupp, em 2008.

Calcula-se que  sejam conhecidas aproximadamente 400 mil espécies de plantas. Porém, cerca de 300 espécies são utilizadas pelo homem para alimentação e outros fins, como produção de medicamentos, tecidos, biocombustíveis entre outros. Plantas como arroz, trigo, milho, soja, beterraba, feijão, amendoim, batata, mandioca, coco e banana compõem grande parte da alimentação do mundo.

Plantas Alimentícias Não Convencionais são plantas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo
Diversidade de PANCs

O Amaranto, Capuchinha, Chuchu-de-vento, Fisális, Mangarito, Vinagreira, Taioba, Caruru, Jambu, Ora-pro-nóbis, Peixinho, Bertalha, Beldroega, azedinha, almeirão-de-arvore, entre outras, já possuem informações técnicas de cultivo e fazem parte desse trabalho de hortas locais de multiplicação e promoção de cultivo.

 Se evidenciarmos as vitaminas, existe uma supervalorização das espécies que não são nativas. Por exemplo: a cenoura, que é originária da Ásia, é referência em vitamina A e contém 663 unidades desta vitamina por 100g de polpa. Temos também, o Buriti (Mauritia flexuosa), espécie encontrada na Amazônia e também no Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais, contém cerca de 1204 unidades de vitamina A por 100 g de polpa da sua castanha tem consistência gordurosa  e sabor agridoce.

Existe um vasto campo para falar sobre essas plantas que abrange o cuidado e benefícios com a saúde e outras utilidades.

Não podemos nos esquecer que é essencial conhecer bem estas fontes alimentícias e saber diferenciá-las de plantas potencialmente tóxicas. Do contrário podem trazer  problemas graves.

Na  área rural / roça, a sua coleta fica mais fácil, mas ao serem expostas a poluentes e contaminação em calçadas e até ruas, não se tornam perigosas para consumo. Sendo preciso um cuidado redobrado com a higienização.

Agora que vocês já sabem um pouco sobre as PANCS, aguardem  que em breve estaremos entrevistando em nosso canal no YouTube, uma pessoa que entende das técnicas de cultivo e de preparo dessas ricas fontes de alimentos que curam e podem ajudar no dia-a-dia.

Gratidão por estarmos juntos nesse caminho de luz.

Adriana/Filhas do Vento

2 respostas

    1. A alimentação deve ser vista com outros olhares, as plantas pancs estão no nosso jardim e oferecem nutrientes. Nos falta a memória alimentar, e com isso a experiência de novos sabores parece muito interessante. Vale a pena conhecer. Perla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Benvindos caríssimas e caríssimos!

Gratidão por termos nos encontrado neste aqui e neste agora. Nossas Divindades Internas saúdam as vossas Divindades Internas. Gostaríamos de partilhar com cada um(a) de vocês o nosso

Leia mais »

Filhas do Vento

Quem Somos

Somos 3 irmãs (espirituais) peregrinando na direção do vento, no rastro do arco-íris… em busca do pote de ouro da evolução.

A Evolução do Todo, como um Todo. Para o TodoJuntas e misturadas na intenção de trocar conhecimentos. Aprender e ensinar nesse Caminho.

Porque Caminho se faz CAMINHANDO.

Missão Nossa missão é incluir.

Através de trocas de conhecimentos, vídeos, literatura, técnicas, pretendemos atingir o maior número de peregrinos e buscadores a fim de unir esforços e conhecimentos pra ancoragem da Era de Aquário em cada coração disposto.

Serviços

Terapias

Parcerias

Outras Notícias
Redes Sociais